Caixa promete 15 mil unidades do Minha Casa Minha Vida em 2023

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães, anunciou ontem que o banco está colaborando com o Ministério das Cidades para retomar a construção de 15 mil moradias interrompidas do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) até o fim deste ano. Inês Magalhães ocupou o cargo de ministra da pasta durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Até agora, a Caixa Econômica Federal já reiniciou a edificação de 13,6 mil unidades habitacionais que estavam paralisadas nos anos anteriores. Além disso, a instituição financeira já concluiu a entrega de outros 9,8 mil empreendimentos nos primeiros meses de 2023.

A reativação do programa MCMV, renomeado como Casa Verde e Amarela durante a administração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é uma das principais promessas do presidente Lula desde a campanha eleitoral.

Além das 15 mil obras que a Caixa Econômica Federal planeja retomar até o final deste ano, o que resultaria na eliminação das obras paradas, ainda existem projetos paralisados sob a responsabilidade do Banco do Brasil. O Banco do Brasil expressou seu desejo de reiniciar a construção de 4 mil unidades, conforme divulgado ontem.

A partir de sexta-feira, a Caixa Econômica Federal começará a oferecer financiamentos do programa habitacional com base nas novas regras, que foram modificadas pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS) há duas semanas. Essas alterações incluem o aumento do subsídio no programa MCMV e a redução dos juros para famílias de baixa renda.

No ano passado, a Caixa entregou 380 mil unidades pelo MCMV, e estima-se que entregará 440 mil unidades neste ano, levando em consideração as novas regras.

Rhyan de Meira: Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.