A senadora Soraya Thronicke (Podemos) informou na noite desta terça-feira (4) que irá apresentar uma proposta para a reforma tributária ao Legislativo. A declaração foi feita antes da reunião de governadores e parlamentares para debater o texto em tramitação no Congresso.
“Junto com o Marcos Cintra e com uma consultoria do Senado, vou apresentar essa proposta de simplificação tributária, de imposto único e digital ainda nesta semana”, afirmou a senadora.
Thronicke irá apresentar a proposta que baseou sua campanha à presidência no ano passado. A senadora levará ao Congresso a ideia do imposto único federal até a próxima sexta-feira (7).
O texto estabelece uma “alíquota mínima”, que, de acordo com a congressista, ainda não foi proposta. O desejo de Thronicke é aliar o projeto de imposto único à proposta alternativa do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), que já tramita na Câmara.
“Ela não confronta a reforma que o senador propôs. É importante que tenhamos uma conjuntura e, acima de tudo, que o relator no Senado seja um para trabalhar com todas as reformas que lá tramitam. Para que arquive uma, apresente um substitutivo ou reúna as melhores partes de uma e de outra”, explica.
Inclusive, a previsão de Arthur Lira foi criticada pela senadora. Para ela, não é viável a votação pelos parlamentares do projeto de reforma tributária ainda nesta semana.
“Dizer que vamos entregar uma reforma tributária até o final desse semestre, me perdoe, não é assim. Não podemos tratar disso como se fosse uma brincadeira. Apenas a entrega de alguma coisa que não tem o conteúdo que vá resolver os maiores problemas do país” afirmou.
A reunião entre governadores e líderes de estados no país discutia na noite desta terça detalhes dos projetos de reforma. O encontro contou com a presença dos governadores Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ), Eduardo Leite (RS), Eduardo Riedel (MS), Jorginho Mello (SC), Ratinho Júnior (PR), Renato Casagrande (ES), Romeu Zema (MG) e outros parlamentares.