Para o Metrópoles, Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, revelou, nesta terça-feira (4), que o governo está empenhado em finalizar, ainda nesta semana, a decisão relacionada ao Ministério do Turismo, atualmente liderado por Daniela Carneiro (RJ).
O partido União Brasil, ao qual Daniela solicitou desfiliação, tem pressionado pela substituição da ministra pelo deputado Celso Sabino (União-PA). “Eu, particularmente, acho que podemos trabalhar para um desfecho ainda nesta semana. Porque acho que é um tema que tem caminhado para uma mudança por um pedido de uma força partidária”, declarou o ministro.
“Eu, particularmente, acho que podemos trabalhar para um desfecho ainda nesta semana. Porque acho que é um tema que tem caminhado para uma mudança por um pedido de uma força partidária”, declarou o ministro.
Mesmo que não tenha sido oficialmente nomeado como novo ministro do Turismo, Celso Sabino já vem desempenhando um papel informal nessa área. O parlamentar tem mantido conversas com ex-ministros, coletando informações e recebendo demandas do setor.
Nas últimas semanas, um movimento que visa uma troca ministerial por parte do presidente Lula, com o objetivo de acomodar aliados em busca de apoio no Parlamento, tem ganhado força no Congresso. A medida busca construir uma base sólida no Legislativo e evitar novas derrotas políticas.
Ainda que o partido União Brasil ocupe três ministérios importantes na Esplanada dos Ministérios – Turismo, Comunicações e Integração Regional-, ele tem adotado uma postura contrária ao governo em votações de grande importância. O partido União Brasil justifica essa oposição argumentando que não se sente representado pelos atuais líderes desses ministérios.
“Foi indicado, não só o ministério do Turismo, mas o Ministério das Comunicações, Ministério da Integração, nomes que foram validados pelo União Brasil, pelo presidente do União Brasil, por líderes do União Brasil. E essa bancada, tanto da Câmara como do Senado, quer reavaliar essas indicações. Inclusive construíram o nome do Sabino e aí, nos próximos dias, podemos combinar as agendas para ter um desfecho”, afirmou Padilha.