Ministro critica aumento de taxa de juros e defende redução para impulsionar investimentos

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, concedeu entrevista ao programa Boa Noite 247, da TV 247, nesta quarta-feira (4), onde expressou críticas ao Banco Central devido ao aumento da taxa básica de juros. Rui Costa acusou a instituição, presidida por Roberto Campos Neto, de elevar a taxa de juros real da economia do país.

Segundo o ministro, o Banco Central tem aumentado mês a mês a taxa de juros real ao longo do primeiro semestre. A taxa de juros real é calculada subtraindo a taxa de juros nominal da inflação. Rui Costa ressaltou que, com a queda da inflação e a manutenção da taxa de juros nominal em 13,75%, a diferença resultou em um aumento da taxa de juros real.

O Brasil já possuía a maior taxa de juros real do mundo em janeiro, e, segundo Rui Costa, essa situação foi ainda mais acentuada nos meses seguintes. O ministro destacou que não há justificativa técnica razoável para essa medida.

Rui Costa ressaltou que a alta taxa de juros prejudica o consumo, especialmente em uma população com 75 milhões de pessoas negativadas nos órgãos de proteção ao crédito. Ele mencionou o lançamento do programa “Desenrola”, que será implementado no segundo semestre para lidar com essa situação. O ministro argumentou que a escassez de financiamento inviabiliza projetos de infraestrutura, e que é necessário uma taxa de juros menor para tornar o cálculo do retorno desses investimentos mais atrativo.

Assista na íntegra a entrevista do ministro Rui Costa à TV 247:

Ruann Lima: Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.