Nesta quarta-feira, 5, o Governo Lula oficializou a nomeação do advogado Cristiano Zanin para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. Com isso, Zanin já é ministro oficial da Suprema Corte.
Vale lembrar que a indicação de Zanin foi aprovada no último dia 21 de junho pelo plenário do Senado.
Antes disso, a CCJ da Casa Alta sabatinou o advogado e decidiu que Zanin é capacitado para a vaga deixada por Ricardo Lewandowski. O nome de Zanin foi aprovado com folga: 58 votos a favor e 18 contra. A cerimônia de posse de Zanin está prevista para 3 de agosto.
Zanin ficou conhecido a partir de 2013, quando assumiu a defesa do presidente Lula, que até então era feita por Roberto Teixeira, seu sogro. Tempos depois, Zanin passou a antagonizar juridicamente com o ex-juiz parcial Sergio Moro, responsável por julgar os processos da extinta Operação Lava Jato, que iniciou em 2014.
Somente em 2018, durante os 580 dias em que Lula ficou preso em Curitiba por ordem de Moro, que Zanin se aproximou do petista. Com o tempo, dedicação e competência, Zanin conseguiu vencer todos os processos contra o presidente na Justiça.