No Fórum Mundial pela Paz na Universidade Tsinghua, em Pequim, a ex-presidente e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS, Dilma Rousseff, expressou seus posicionamentos sobre geopolítica e economia.
Durante seu discurso, Dilma falou sobre a importância da desdolarização e elogiou as conquistas da China frutos das políticas de combate a pobreza no país. Vale destacar que Dilma discutiu esses assuntos com Han Zheng, vice-presidente de Xi Jinping
A declaração mais forte de Dilma foi quando criticou o uso do dólar como arma política dos Estados Unidos. De acordo com a presidente, os estadunidenses abusam da moeda norte-americana para fins políticos, prejudicando países e fazendo do dólar uma ferramenta de pressão e controle.
“Os EUA abusam do privilégio do dólar para torná-lo uma arma”, lembrou Dilma. Com essa afirmação, a presidente sinalizou que sua gestão a frente do Banco do Brics vai buscar uma maior diversificação, nas moedas internacionais, em transações comerciais e financeiras, reduzindo a atuação do dólar.
Ainda sobre o caso de sucesso da China como uma potência econômica, Dilma lembrou que é difícil conter o crescimento do país asiático e comparou com a experiência do Japão. “É difícil conter a China como foi feito com o Japão e as conquistas da China no alívio da pobreza servem de exemplo para o mundo”, disse.