Nesta terça-feira, 4, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou seu podcast semanal, direto de Puerto Iguazú, na Argentina, de onde vai participar da cúpula de chefes de Estado do Mercosul.
Questionado sobre a importância desse evento, Lula revelou que vai colocar na pauta de discussão o acordo comercial com a União Europeia.
Ainda durante seu podcast, o chefe de estado voltou a criticar as exigências dos europeus para que o Brasil largue a política de compras governamentais.
Na avaliação de Lula, essa medida acabaria com as pequenas e médias empresas nacionais, gerando desemprego em massa. Já sobre as exigências ambientais, o presidente destacou que “ninguém no mundo tem a moral de discutir energia limpa com a gente”.
Na sequência, Lula lembrou que o seu governo vai continuar defendendo os direitos dos indígenas e quilombolas e vai proteger as florestas.
Vale lembrar que 87% da energia brasileira é renovavel, enquanto o mundo inteiro tem apenas 27%. “O Brasil tem autoridade moral”, voltou a dizer. “Não queremos imposição para cima de nós, é um acordo de companheiros, nada de um colocar a espada na cabeça do outro”, finaliza.
Assista o podcast completo!