Ainda hoje, há quem pergunte por qual motivo o rumoroso deputado André Janones (AVANTE-MG) não foi indicado para comandar a Secretaria de Comunicação Social (SECOM), já que é o único parlamentar da base do governo com alcance expressivo nas redes.
Entre as perguntas, há quem critique o fato como se fosse culpa do governo federal e até mesmo como se fosse uma espécie de “traição” do presidente Lula contra um dos seus principais cabos eleitorais nas eleições de 2022.
Acontece que Janones foi sim uma das opções do presidente ainda na transição. Segundo presentes no primeiro discurso do Lula em sua primeira visita ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, ocorrida no dia 10 de novembro do ano passado, o então presidente eleito pediu para que José Guimarães (PT-CE) fosse falar com Janones e oferecesse o comando da SECOM.
Embora não se saiba os detalhes da conversa, o que se sabe é que o deputado mineiro, educadamente, recusou o convite, afirmando que poderia fazer muito mais pelo Brasil como parlamentar.
O deputado, recorrentemente, em entrevistas, afirma não ter interesse na SECOM. O que poucos sabiam é que a SECOM já havia sido oferecida a ele.
Correção: ao contrário do que a coluna afirmou anteriormente, quem na verdade falou com janones foi o deputado José Guimarães e não Rui Costa..