O presidente Lula vai á Bahia, neste domingo (2), para participar das festividades do bicentenário da Independência do Brasil no estado. Além das comemorações tradicionais em 7 de setembro, os baianos celebram a independência em julho, pois essa data marca o fim do conflito com os colonos portugueses na região, que resistiam à retirada do controle português sobre a antiga colônia.
Por volta das 9h30, Lula realizará uma caminhada da Lapinha até o Pelourinho. Essa será a segunda vez consecutiva que o presidente visitará o estado nordestino para participar das comemorações dessa data.
No ano de 2022, durante a pré-campanha para as eleições de outubro, o presidente esteve presente ao lado do ex-governador Rui Costa, atualmente ministro da Casa Civil, e de Jerônimo Rodrigues, que posteriormente foi eleito governador do estado.
Na próxima segunda-feira (3), Lula continuará sua visita ao estado e estará em Ilhéus para uma visita à ferrovia de integração Oeste-Leste. Durante a semana, o petista também viajará para Puerto Iguazú, na Argentina, onde participará de uma cúpula do Mercosul.
Na semana passada, Lula e Jerônimo estiveram juntos no Palácio do Planalto. Os políticos participaram de uma reunião com Stella Li, vice-presidente global da montadora chinesa BYD. Após o encontro, a empresa e o governador anunciaram oficialmente a instalação de uma fábrica em Camaçari, localizada na região metropolitana de Salvador, Bahia.