O deputado federal Nikolas Ferriera (PL-MG) proferiu mais um ataque transfóbico contra sua colega de Câmara, Duda Salabert (PDT-MG), neste domingo (2). Por meio das redes sociais, Nikolas utilizou ofensas para defender o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). A situação aconteceu após Duda compartilhar uma notícia sobre Zema ter divulgado uma frase atribuída ao líder fascista italiano Benito Mussolini, com o intuito de criticar a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Como disse Leonel Brizola ‘Tem rabo de jacaré, couro de jacaré, boca de jacaré, pé de jacaré, olho de jacaré, corpo de jacaré e cabeça de jacaré, como é que não é jacaré?’ Zema é um Bolsonaro de sapatênis”, afirmou Duda.
Em resposta, Nikolas respondeu a deputada, declarando: “Não se aplica ao Zema. Mas concordo com Salabert: não dá pra ignorar características físicas. Tem tudo de Jacaré mas não é Jacaré? Interessante essa reflexão”. Porém, a postagem foi editada por ele, que antes dizia apenas: “a piada veio pronta”.
Duda, juntamente com Erika Hilton (PSOL-SP), foi uma das pioneiras a ser eleita como deputada federal transgênero para o Congresso Nacional.
Infelizmente, esta não é a primeira vez que Nikolas demonstra atitudes transfóbicas em relação a Duda. Em abril, o deputado já havia sido condenado a pagar uma indenização no valor de R$ 80 mil à colega, após tê-la referenciado com pronomes masculinos em uma entrevista realizada em 2020, quando ambos ainda eram vereadores em Belo Horizonte.
Não foi a primeira vez que o deputado proferiu falas transfóbicas. O primeiro ato ocorreu no Dia da Mulher: usando uma peruca, Nikolas afirmou que “se sentia mulher”. Além disso, declarou que teria “lugar de fala” para comentar sobre a data. “As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres. Para vocês terem ideia do perigo que é isso, eles estão querendo colocar a imposição de uma realidade que não é a realidade”, disse.
Patriotário
03/07/2023 - 19h51
Somente nesse mundo caótico, uma criatura verminosa e salafrária, como esse moleque , pode ter alguma relevância.
Estamos vivendo o cúmulo do orgulho estúpido.
Paulo
02/07/2023 - 23h10
Esse tal Nikolas é muito midiático e espalhafatoso, parece um personagem, e isso talvez debilite um pouco sua credibilidade. Mas não há como se deixar de considerar que ele diz coisas pertinentes, ou que faz pensar na incongruência do discurso identitário…