De acordo com a coluna do Ancelmo Gois, no O GLOBO, a empresa 2022 Comunicação SPE Ltda., que se dedica ao campo do marketing político, iniciou uma ação judicial no Distrito Federal para exigir do Diretório Nacional do Podemos o pagamento de uma quantia de R$ 9,5 milhões nesta semana.
A companhia foi selecionada em março de 2022 para prestar suporte na campanha de Sergio Moro como candidato ao cargo de Presidente da República.
A particularidade reside no fato de que uma das estipulações do acordo incluía uma cláusula que previa o pagamento de uma compensação pelo partido, no caso de Sergio Moro desistir da sua candidatura, o que acabou acontecendo.
Em 31 de março de 2022, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou sua desistência de concorrer à Presidência da República nas eleições deste ano. Em um comunicado, ele revelou que havia aceitado o convite do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, para se filiar ao partido.
Nas últimas eleções, o ex-juiz foi eleito como senador pelo Paraná. Ele obteve um total de 1.953.159 votos, o que representou 33,5% dos votos válidos.