Uma nova pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (1), revela que 52% dos entrevistados acreditam que o Brasil corre o risco de se tornar um país comunista. No geral, 42% rejeitam essa noção, 30% totalmente, 12% em parte, enquanto 6% não souberam responder ou preferiram não opinar.
A pesquisa foi conduzida com 2.010 pessoas maiores de 16 anos em 112 municípios, apresentando uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre os entrevistados que concordam com a afirmação de que o Brasil pode se tornar comunista, 33% concordam totalmente, enquanto 19% concordam parcialmente. Essa crença é mais forte entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições de 2022, alcançando 73%. Por outro lado, os eleitores de Lula são os que mais descartam essa hipótese, com 61% considerando-a improvável. Apenas 32% desses eleitores acreditam nessa possibilidade.
No que diz respeito ao regime militar, 47% dos entrevistados afirmam que ele não trouxe benefícios para o país. Dentre esse grupo, 35% têm convicção total nessa afirmação, enquanto 13% acreditam parcialmente.
Por outro lado, 36% concordam que a ditadura militar trouxe coisas positivas para o Brasil. Dentro desse grupo, 15% concordam totalmente e 21% concordam parcialmente. Esse índice sobe para 44% entre os eleitores de Bolsonaro.