A senadora Soraya Thronicke (UNIÃO-MS) protocolou, nesta quinta-feira (29), um pedido de afastamento do deputado André Fernandes (PL-CE) do colegiado da CPMI do 8/1. No requerimento apresentado, a senadora alegou que Fernandes deveria ser impossibilitado de participar da comissão mista pois existe uma possibilidade de parcialidade nas votações por parte do deputado.
“Não bastassem as proibições legais em referência, diante dos poderes de investigação judicial a que são investidos, a participação de parlamentares investigados está criando embaraços aos trabalhos desta CPMI, uma vez que os pedidos de compartilhamento de provas entre o STF e essa CPMI estão sendo negados em razão das diligências em andamento, cujos trabalhos poderiam restar comprometidos”
Soraya Thronicke
Essa não é a primeira vez que parlamentares pedem o afastamento de André Fernandes da CPMI que investiga os atos antidemocráticos de 8 de janeiro que ocorreram em Brasília. No início de junho, o deputado Rogério Correia (PT-MG) também protocolou um pedido de substituição de André Fernandes na Comissão. Contudo, a solicitação foi negada pela Mesa da Comissão.
Vale lembrar que além da nova solicitação de afastamento da CPMI de 8/1, protocolada pela senadora Soraya Thronicke, o deputado André Fernandes está sendo investigado pelo STF por incitar os ataques golpistas às sedes dos Três Poderes. A PGR ainda decidirá se Fernandes será denunciado criminalmente por sua participação nos atos antidemocráticos.