A Câmara dos Vereadores do Rio aprovou nesta quinta-feira (29) uma proposta que renomeia o Museu do Amanhã, na Praça Mauá, para Museu do Amanhã Jornalista Glória Maria.
Por unanimidade, o projeto de lei 1.1993/23, da vereadora Rosa Fernandes (PSC), foi aprovado em 2ª discussão e, agora, depende da sanção ou veto do prefeito carioca Eduardo Paes (PSD).
A nomeação da instituição é uma homenagem e reconhecimento da profissional como uma “mulher à frente do seu tempo”, explica a autora da proposta.
“Uma desbravadora de notícias e culturas, que imprimia sua personalidade corajosa em tudo que fazia. Marcou a história da TV com uma intimidade de quem conversava com as câmeras, trazendo o público para dentro de suas matérias. O Brasileiro viajou com suas histórias, conheceu o mundo através de suas reportagens e aplaudia a forma simples de fazer o diferente”, escreveu Rosa Fernandes.
A Glória
Pioneira, referência, inspiração e outros tantos adjetivos que contemplam a Glória Maria ainda são poucos para descrever um ícone da TV brasileira. Em 2 de fevereiro deste ano, a primeira jornalista a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional morreu no Rio de Janeiro, vítima de câncer.
Para os brasileiros, a presença notória de Glória Maria nos programas televisivos chamava atenção. Ela marcou gerações com reportagens inovadoras e com a visão de mundo avançada e evidente desde quando entrou para os jornais audiovisuais, em 1971 – agora pode virar nome do museu do Rio que reúne ciência, tecnologia, sustentabilidade e conhecimento em exposições inovadoras, como ela.