Menu

Ministério da Cultura revoga edital de obras audiovisuais por ‘baixa adesão do público’

Segundo a pasta, a decisão foi feita em unanimidade em 19 de junho. Devido ao “baixo número de inscrições”, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) divulgou nesta quinta-feira (29) o cancelamento do edital criado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro que incentiva a produção de obras sobre o bicentenário da Independência do Brasil. O […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Wilton Junior/Estadão

Segundo a pasta, a decisão foi feita em unanimidade em 19 de junho.

Devido ao “baixo número de inscrições”, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) divulgou nesta quinta-feira (29) o cancelamento do edital criado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro que incentiva a produção de obras sobre o bicentenário da Independência do Brasil.

O Edital 01/2022: Produção TV-VOD – Independência 200 estimulava criações audiovisuais sobre os 200 anos de emancipação política do Brasil, comemorado no ano passado. 

Lançado pela gestão Bolsonaro, o programa financiava “obras audiovisuais brasileiras de ficção, animação e documentário para o mercado de televisão, com temática relacionada à Independência do Brasil, exibição inicial em TV aberta, paga ou vídeo por demanda, apresentadas por produtoras brasileiras independentes”. R$ 30 milhões eram destinados aos produtos independentes.

O MinC argumentou a respeito da revogação do edital em nota oficial. A baixa adesão do público foi o principal motivo, alega a pasta.

“A atual gestão da SAv/MinC entende que, neste momento, o mercado audiovisual e a reestruturação do setor possuem outras prioridades relacionadas a diretrizes de proposição de fomento e investimento, o que conduz a uma realocação do montante previsto”, diz.

O cancelamento do Edital 01/2022 visa atender o “interesse público” e “priorizar a eficácia e eficiência dos processos administrativos”, segundo o MinC. Os recursos antes destinados ao programa serão investidos nos lançamentos de novas linhas de estímulo à produção audiovisual para o segundo semestre deste ano.

O Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual determinou com unanimidade a revogação em 19 de junho. A decisão presidida pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, no entanto, foi divulgada nesta quinta no Diário Oficial da União.

A reunião contou com o diretor-presidente da Ancine, Alex Braga, o secretário executivo do MinC, Mário Tavares, e a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes