Pouco mais de seis meses após a campanha eleitoral de 2022, uma nova pesquisa do Datafolha constatou que a forma como a internet tem influenciado as interações dos brasileiros na rede apresenta resultados negativos, especialmente no que diz respeito ao debate político.
A pesquisa revelou que 48% dos entrevistados acreditam que a internet piorou a maneira como as pessoas discutem política, enquanto apenas 33% acreditam que houve uma melhora nesse aspecto. Esses resultados são bastante diferentes dos obtidos em um estudo similar realizado em março do ano passado, no qual 45% afirmavam que a internet havia melhorado o debate político, enquanto 38% acreditavam que a situação havia piorado.
No entanto, quando se trata das relações pessoais, a maioria dos entrevistados (61%) acredita que a internet melhorou a forma como as pessoas se relacionam com amigos, e 48% afirmam que a rede também teve um efeito positivo nas relações familiares. Além disso, a pesquisa mostrou que a maioria considera que a internet melhorou a maneira de fazer negócios (78%), de se informar (76%), de aprender (76%) e de se divertir (57%). No entanto, em comparação com a pesquisa realizada em 2022, houve uma queda na taxa de otimismo em todas essas áreas.
Outro dado interessante do levantamento é que quase metade dos brasileiros (49%) já teve um encontro pessoal com alguém que conheceu na internet, e 28% dos entrevistados relataram ter iniciado um relacionamento amoroso com uma pessoa que conheceram online.
A pesquisa foi realizada por meio de 2.010 entrevistas com pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 8 e 13 de maio, de forma presencial. Para algumas perguntas, foram considerados apenas os entrevistados que têm acesso à internet (1.908). A margem de erro é de dois pontos percentuais.