Menu

Ministra da Cultura prevê avanços na relação de trabalho no setor cultural

Artistas do extremo norte do Brasil recebem a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, em encontro marcado por apresentações autênticas da cultura amapaense. O evento ocorreu nesta quinta-feira (29), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Amapá. Durante sua visita, a ministra compartilhou informações sobre as negociações em andamento para a alocação de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Pedro Ladeira / Folhapress

Artistas do extremo norte do Brasil recebem a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, em encontro marcado por apresentações autênticas da cultura amapaense. O evento ocorreu nesta quinta-feira (29), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Amapá.

Durante sua visita, a ministra compartilhou informações sobre as negociações em andamento para a alocação de R$ 30 milhões destinados ao setor cultural nos 16 municípios do estado, por meio da Lei Paulo Gustavo. Além disso, enfatizou o compromisso do governo federal em “organizar a relação trabalhista do setor cultural”.

“O Ministério da Cultura do Brasil, que é como a gente sabe, ficou quatro anos fechado, sem políticas públicas para a cultura no Brasil inteiro. E esse novo Ministério chega assim com uma visão, principalmente, de descentralização do fomento, que é uma reclamação que nós temos antiga da sociedade, que o fomento ficava só reservado ao Rio /São Paulo, região sudeste”, afirmou.

“Nosso Ministério já chega com uma nova visão e já implementando isso, tanto na lei de fomento, que é a lei Rouanet, como na lei Paulo Gustavo e na continuidade disso, com a lei Aldir Blanc, estamos fazendo essa descentralização, também promovendo uma política, as que venham também organizar a relação trabalhista do setor cultural, isso é muito importante, então são várias ações que vamos trazer, fiquem ligados”, declarou.

No ano passado, a Lei Paulo Gustavo foi sancionada, apesar da resistência do governo Bolsonaro. A proposta recebeu esse nome em homenagem ao falecido ator e humorista, vítima da Covid-19 em maio de 2021. Paulo Gustavo era um dos artistas mais queridos do país, falecendo aos 42 anos. O governo federal destinou um total de R$ 3,8 bilhões em recursos para todos os estados brasileiros.

Além do principal tema abordado, que é o repasse dos recursos federais já anunciados, Pedro Vasconcelos, Diretor do Ministério da Cultura, também informou, em uma entrevista ao vivo para a CBN Amazônia, sobre o lançamento de futuros editais para o estado.

O evento que reuniu todo o setor cultural do Amapá e a comitiva da Ministra foi dividido em dois espaços, sendo um deles logo na entrada, onde ocorreram apresentações de grupos de capoeira, Hip Hop e Breaking Dance.

Os artistas se apresentaram por mais de uma hora, demonstrando a energia e a beleza das artes que estão presentes nas ruas, escolas e praças do estado. Posteriormente, por volta das 9h30, foi realizada uma coletiva de imprensa com a ministra, a secretária estadual de cultura, Clicia Di Miceli, e o senador Randolfe Rodrigues.

Após a coletiva, teve início um verdadeiro cortejo, com centenas de pessoas dançando e cantando o marabaixo, uma das maiores expressões culturais do Amapá. Além disso, ocorreram apresentações de renomados artistas da Música Popular Amapaense e de agremiações carnavalescas.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes