O presidente Lula declarou nesta quinta-feira (29) sua opinião afirmando que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, não possui nenhum entendimento sobre o país ao manter a taxa de juros em 13,75% ao ano.
“Agora você tem um cidadão que me parece que não entende absolutamente nada de país. Não entende nada de povo, não tem sentimento com o sofrimento do povo e mantem uma taxa ide juros para atender os interesses de quem? A quem esse cidadão está servindo nesse momento? Então essa que é a questão”, disse em entrevista à Rádio Gaúcha.
O presidente destacou a necessidade de o Brasil obter crédito para impulsionar seu crescimento econômico, enfatizando que o dinheiro precisa circular. Para alcançar esse objetivo, ele argumentou que taxas de juros mais baixas são essenciais. Lula expressou sua opinião de que, caso Roberto Campos Neto não altere a política monetária, o Senado terá que lidar com essa questão.
“Se esse cidadão cumprir com as suas funções tais quais foram aprovadas pelo Senado, ótimo. Eu pouco me preocupo que seja autônomo ou não o Banco Central. O que eu quero é que ele funcione e ao cuidar de politica monetária lembre-se que mais importante do que a politica monetária são 213 milhões de brasileiros.”
Questionado sobre a meta de inflação que será discutida hoje no Conselho Monetário Nacional (CMN), composto por Roberto Campos Neto, Fernando Haddad (Ministro da Fazenda) e Simone Tebet (Ministra do Planejamento), o presidente Lula afirmou que não daria sua opinião para evitar influenciar a decisão.