Governo Lula isola Ciro Gomes e acirra racha na família Gomes no Ceará

O governo do presidente Lula nomeou Lúcio Gomes, indicado pelo senador Cid Gomes, para o cargo de comando da Companhia Docas do Ceará, visando enfraquecer Ciro Gomes, irmão de ambos, em meio a um racha na família. Ciro e Cid estão disputando o controle do PDT no Ceará, e o parlamentar lidera um grupo que busca remover o deputado federal André Figueiredo, aliado de Ciro, da direção estadual do partido.

Figueiredo também é presidente em exercício do PDT a nível nacional desde janeiro, quando Carlos Lupi se licenciou para assumir o Ministério da Previdência. Lupi, no entanto, suspendeu as conversas para que o partido entre na base do governador Elmano de Freitas, do PT, movimento que enfrenta resistência dos aliados de Ciro. Lupi se reuniu na terça-feira com Alexandre Padilha, titular da pasta de Relações Institucionais, para alinhar a distribuição de cargos.

Durante a reunião, Lupi elogiou a indicação de Lúcio Gomes e afirmou que continuaria a negociar com Cid, Elmano e com o ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), para “integrar o partido à base do governo estadual”. O jornal O Globo teve acesso a essas declarações ao ligar para Lupi durante a reunião. O ministro não se pronunciou quando procurado posteriormente.

Além de Lúcio, outros dois irmãos de Ciro também se alinharam com Cid na disputa pelo controle do PDT no Ceará. O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e a deputada federal Lia Gomes compareceram ao encontro da facção que apoia Cid em Fortaleza, na terça-feira.

A ala do PDT no Ceará que busca transferir o controle estadual para Cid, e que é majoritária no partido, está buscando reconstruir a aliança local com o PT, que foi rompida devido às críticas de Ciro a Lula. Internamente, a avaliação no PDT é que a inflexibilidade do grupo de Ciro pode enfraquecer o partido nas eleições municipais de 2024. Durante o encontro com Padilha, Lupi elogiou Ciro e sua plataforma nacional, com críticas ao modelo petista, mas cobrou do correligionário uma abordagem mais pragmática. Para ilustrar seu argumento, o ministro da Previdência afirmou que Ciro é “capaz de desenvolver um projeto para a Nasa”, mas que teria dificuldade em resolver questões simples, como “colocar uma chave na fechadura”.

Lupi destacou que a prefeitura de Fortaleza é uma prioridade do PDT para o próximo ano. O atual prefeito, Sarto Nogueira, conta com o apoio de Ciro, mas enfrenta resistências do PT e ainda não tem o apoio do PDT para buscar a reeleição. O grupo de Cid está buscando um acordo com o PT para garantir que, caso não seja possível evitar uma candidatura petista, pelo menos o governo e o Planalto não entrem em uma disputa direta contra o PDT.

Ruann Lima: Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.