A Coteminas, liderada pelo diretor-presidente Josué Gomes, iniciará a produção de roupas destinadas ao e-commerce chinês Shein em julho, no Rio Grande do Norte. O anúncio veio depois de uma reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto, com a presença da governadora Fátima Bezerra e do representante da Shein, Marcelo Claure.
A fábrica da Coteminas responsável por essa produção está localizada em Macaíba, enquanto as oficinas de costura são distribuídas por todo o estado. Segundo Gomes, que também preside a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o foco inicial será a produção de jeans, produtos de brim em geral e malhas de algodão.
Claure, representante da Shein para a América Latina, afirmou que a iniciativa é parte do compromisso assumido com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para transferir parte da produção da Shein da China para o Brasil. Isso envolve a formação de parcerias com fabricantes brasileiros em vários estados para produzir uma variedade de peças vendidas pela empresa de comércio digital. Ele também mencionou que o objetivo é estabelecer 2 mil fábricas e não apenas fabricar para o Brasil, mas também torná-lo um player importante na exportação para a América Latina.
O movimento da Shein vem após a intenção do governo federal brasileiro de tarifar compras de produtos vendidos por plataformas de comércio chinesas. Em abril, a empresa anunciou um investimento de R$ 750 milhões no Brasil para criar uma rede de fabricantes do setor têxtil nos próximos anos. A parceria com a Coteminas e a Santanense foi fechada na mesma ocasião.