A empresa chinesa BYD, uma das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo, está pronta para anunciar a instalação de sua fábrica em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, na próxima terça-feira (4 de julho). O anúncio foi confirmado pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que participou de uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a vice-presidente global da BYD, Stella Li.
A BYD está finalizando a compra da planta industrial da montadora norte-americana Ford, mas havia impasses em relação aos incentivos fiscais e às garantias de investimentos em infraestrutura na região. No entanto, de acordo com o governador, as demandas estaduais da empresa foram atendidas, e agora resta a revisão de impostos federais, como o Pis, Cofins e IPI, cobrados para os carros elétricos.
Jerônimo destacou que a empresa também solicitou uma política de incentivos à produção e ao consumo de veículos elétricos, incluindo ônibus, renovação de frota de escolas, equipamentos para agricultura, energia solar e eólica. O presidente Lula se mostrou disposto a estimular essas áreas e aventou a possibilidade de estudar financiamentos do BNDES para impulsionar a produção e o consumo.
Além dos incentivos, a BYD também pediu investimentos em infraestrutura. Uma das propostas é que a empresa chinesa seja a gestora do Porto de Aratu, em Candeias, ou apresente um parceiro para assumir essa posição. O porto, anteriormente gerido pela Ford, poderia ser utilizado para além do transporte de veículos, abrigando também equipamentos para indústria eólica e outros produtos. O governador informou que a rodovia entre o porto e a planta de Camaçari receberá investimentos do Estado.
A instalação da fábrica da BYD em Camaçari é vista como uma oportunidade para impulsionar a economia local e gerar empregos. Um protocolo de intenção assinado com o governo da Bahia prevê investimentos de aproximadamente R$ 3 bilhões, abrangendo três unidades no estado, com produção de ônibus, caminhões elétricos e beneficiamento de lítio. Estima-se que a iniciativa possa gerar cerca de 1.200 empregos diretos.
A expectativa em torno do anúncio da instalação da fábrica da BYD em Camaçari é grande, pois representa um avanço significativo no setor de veículos elétricos no Brasil, além de trazer investimentos e oportunidades para a região.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!