Nesta quarta-feira (28), o presidente Lula, está presente no evento de divulgação do Plano Safra destinado à Agricultura Familiar, que ocorrerá no Palácio do Planalto.
De acordo com o comunicado do governo federal, o programa destinará um montante de R$ 77,7 bilhões para o financiamento do setor.
Além disso, estão presentes na cerimônia os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Camilo Santana (Educação), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária).
Em uma publicação em sua conta no Twitter, Lula afirmou que o lançamento do Plano Safra terá o maior volume de crédito já disponibilizado pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e taxas de juros mais baixas para impulsionar a produção de alimentos, aquisição de máquinas e adoção de práticas sustentáveis.
Na terça-feira (27), foi anunciado o Plano Safra 2023/2024, destinado aos grandes produtores, que contará com um valor total de R$ 364,22 bilhões. A taxa de juros média será de 10% ao ano, variando entre 7% e 12,5%, dependendo da modalidade e do programa em questão.