De acordo com as recentes estatísticas divulgadas pelo governo português, os brasileiros representam agora 30,7% do total de estrangeiros residentes em Portugal. Em termos absolutos, o número de brasileiros que buscaram e obtiveram visto de residência em Portugal alcançou 239.744 em 2022, último ano com dados disponíveis.
É importante ressaltar que esse número engloba apenas os brasileiros que seguiram os trâmites legais para obter a autorização de residência. Não estão inclusos nesse levantamento os brasileiros que já possuíam passaporte europeu ou outra nacionalidade anteriormente, assim como aqueles que vivem de forma ilegal no país europeu.
Essas estatísticas foram compiladas no relatório de imigração, fronteiras e asilo elaborado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), órgão governamental responsável pela concessão de residência a cidadãos de outros países.
O estudo também revela um crescimento de 17% na comunidade brasileira em relação a 2021, consolidando o Brasil como a nacionalidade com o maior número de estrangeiros em Portugal.
O Brasil lidera o ranking por países, com uma significativa vantagem sobre a segunda nacionalidade mais presente em Portugal, o Reino Unido, que representa 5,8% do total de estrangeiros, equivalente a 45.218 pessoas. É bastante comum que aposentados britânicos optem por residir no sul de Portugal devido ao clima mais ameno e ao menor custo de vida em comparação com seu país de origem.
Cabo Verde, Índia, Itália e Angola ocupam as posições seguintes nessa lista. O estudo destaca o aumento do número de cidadãos de países fora da Europa, que pode ser atribuído à percepção de Portugal como um país seguro, além das vantagens fiscais oferecidas pelo regime de residente não habitual, conforme apontado pelo SEF.
Vale lembrar que o levantamento do SEF ainda não considera as recentes alterações nos procedimentos migratórios que, na prática, tornam mais fácil e rápido para os brasileiros obterem visto de residência em Portugal.