O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cometeu uma gafe nesta quarta-feira (28), ao afirmar que o presidente Vladimir Putin, da Rússia, está perdendo a guerra no Iraque, quando na verdade ele se referia à guerra na Ucrânia.
A Rússia iniciou uma guerra ao invadir a Ucrânia em 2022, enquanto os Estados Unidos se envolveram em um conflito com o Iraque em 2003. Biden se confundiu ao responder a uma pergunta de um jornalista que indagou se o recente levante de um grupo mercenário na Rússia enfraqueceria o país, na opinião do presidente dos EUA.
“É difícil dizer realmente. Mas ele está claramente perdendo a guerra no Iraque. Ele está perdendo a guerra em casa e se tornou um pária ao redor do mundo”, afirmou o presidente estadunidense.
Nas últimas 24 horas, Joe Biden cometeu seu segundo deslize. Na noite de terça-feira, ao se referir à Índia, acabou mencionando a China, enquanto queria mencionar a visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ocorrida há uma semana. No entanto, dessa vez, Biden se corrigiu: “Você provavelmente viu meu novo melhor amigo – o primeiro-ministro de um pequeno país que agora é o maior do mundo, China – quer dizer, desculpe-me, Índia”.
Pesquisas de opinião pública revelam que a maioria dos americanos tem preocupações em relação à idade de Biden. Segundo uma pesquisa da Reuters/Ipsos realizada de 21 a 24 de abril, aproximadamente 73% dos entrevistados consideravam Biden muito velho para trabalhar no governo. A maioria dos democratas, 63%, concordou com essa afirmação. O médico de Biden o declarou saudável e “apto para o serviço” em fevereiro, após um exame físico.
Nelson
29/06/2023 - 11h55
Seria ridículo, patético, ocasião para umas boas gargalhadas, se não fosse trágico e vindo de um dos tantos genocidas gestados pelo Sistema de Poder que domina os Estados Unidos e colocado a “gerir” o país em atendimento aos interesses apenas da plutocracia que realmente manda ali.