Nesta terça-feira, 27, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) fez duras críticas contra o coronel do Exército, Jean Lawand Júnior, durante a CPMI do Golpe.
O congressista disse que nomes como Lawand, o tenente-coronel Mauro Cid e os generais Augusto Heleno e Villas Bôas “são o lixo das Forças Armadas brasileiras”.
Vale lembrar que Lawand foi chamado para depor devido ao seu envolvimento na tentativa de golpe liderado por Mauro Cid, braço direito de Jair Bolsonaro (PL).
Isso foi descoberto pela Polícia Federal após a obtenção de mensagens no celular do tenente-coronel. As mensagens eram de dezembro de 2021 e Lawand falava coisas como “Cid, pelo amor de Deus, convença o 01 [Bolsonaro] a salvar esse país!”, “Ele tem que dar a ordem irmão. Não tem como não ser cumprida”.
“Essas manifestações de vossa senhoria [Jean Lawand] aqui [na CPMI] comprovam cabalmente a organização de um golpe. Então não era algo que partia de [apenas] um membro do Exército. O senhor foi mais um”, disse Rogério.
“E o senhor vem aqui construindo narrativas sobre algo que está escrito. Veja, aqui não tem ninguém que não consiga saber discernir. É achar que pode chegar aqui e construir uma narrativa doce, meiga, de alguém que não participou ativamente”, completou o petista.