No encontro entre o governador e os presidentes da sigla, Tarcísio negou as especulações e prometeu continuar no Republicanos.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se reuniu com componentes do seu partido, Republicanos na última sexta-feira (23) e informou sua permanência na legenda.
Os 23 prefeitos do partido no estado participaram do encontro no Palácio dos Bandeirantes e decidiram criar uma reunião mensal para discutir estratégias para crescer em SP e filiar novos prefeitos, conforme explica a Folha de S. Paulo.
Cidades como Campinas, com Dário Saadi, e Sorocaba, com Rodrigo Manga, são controladas pelo Republicanos, porém a legenda está desenvolvendo ações para atrair ainda mais gestores municipais – principalmente do PSDB, que está em crise.
O Tarcísio, no entanto, vem sendo assediado por outros partidos, por exemplo, o PL. Especulações também apontam que ele poderia sair do Republicanos para o PSD.
Diante dos boatos, o presidente do então partido de Tarcísio e vice-presidente da Câmara, o deputado federal Marcos Pereira, afirmou que não há chances do governador trocar de legenda. Em entrevista, ele respondeu a uma hipótese levantada pelo parlamentar Valdemar Costa Neto, presidente do PL.
“Ele [Tarcísio de Freitas] reitera que as chances de ele sair do Republicanos é zero, seja para reeleição, seja para um outro projeto, até porque foi ele que escolheu vir para o partido”, disse Pereira.
Ele ainda explicou que, apesar de ser “muito cedo” para tratar o assunto, é mais provável que Tarcísio concorra à reeleição em São Paulo, e não a corrida presidencial em 2026 – para ele, isso ainda depende da possível inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apoiado pelo governador de SP.