Segundo o Poder 360, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) entrou com uma ação civil pública contra a prefeitura de Itaperuna e a Câmara Municipal local, visando à modificação do nome da via denominada Rua Benito Mussolini, situada na região do bairro Matadouro.
O MP-RJ estabeleceu um prazo de 30 dias para que a modificação seja efetuada, uma vez que considera que a “odiosa homenagem ofende os princípios democrático, republicano e da dignidade da pessoa humana”.
“Benito Mussolini foi notoriamente fascista, tendo perseguido diversos judeus e outras minorias, com genocídio, tortura e diversas atrocidades, além de se levar em conta que a ideologia fascista ataca a existência dos povos judeus e de outras minorias”, afirma o MP.
A ação tem como objetivo proteger a reputação e a dignidade das minorias, proibindo homenagens públicas a figuras nazistas, fascistas ou extremistas.
Benito Amilcare Andrea Mussolini foi o líder do Partido Nacional Fascista, um movimento político caracterizado pelo fortalecimento do sentimento nacionalista italiano. Ele governou a Itália de 1922 a 1943. Após o desempenho fracassado do país na Segunda Guerra Mundial, Mussolini foi deposto do poder pelo conselho do Partido Fascista.
Paulo
26/06/2023 - 22h23
O MP, quando se mete em matéria política, costuma quebrar a cara e pagar mico. Lembro-me de um famoso promotor de justiça de SP que, numa denúncia, querendo pagar de intelectualizado, chamou Engels de Hegel ( a dupla “Marx e Hegel”). O fascismo na Itália nunca assumiu ares racistas, como no nazismo alemão…Não acho que um logradouro pudesse se chamar Mussolini, desde que igualmente não se possa chamá-lo de Stalin ou Lênin…