O presidente Lula (PT) confirmou que participará da abertura do 26º encontro do Foro de São Paulo, que ocorrerá nesta quinta-feira (29). O evento juntará mais de 150 representantes de partidos de esquerda da América Latina e do Caribe. A confirmação veio pelo próprio Palácio do Planalto.
O encontro terá início nesta quinta e se estenderá até o dia 2 de julho, no Hotel San Marco, localizado na região central de Brasília. Entre os países representados no evento, estão confirmados membros do Foro de São Paulo do Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Cuba, Panamá, República Dominicana, El Salvador e Nicarágua.
Durante o evento, serão realizados workshops e palestras ministradas por representantes da Frente Sandinista de Libertação Nacional, da Nicarágua liderada por Daniel Ortega, do Partido Socialista Unido da Venezuela, sob a liderança de Nicolás Maduro, e do Partido Comunista Cubano.
Além do Partido dos Trabalhadores, outros partidos de esquerda do Brasil também foram convidados a participar do evento, incluindo PDT, PCdoB, PCB e PSB. Entre esses, apenas o PT e o PCdoB são filiados ao Foro de São Paulo.
A pré-programação divulgada pelos organizadores indica que o tema do encontro em 2023 será “Integração regional para avançar a soberania latino-americana e caribenha”. A organização convoca as forças progressistas, populares e de esquerda a se reunirem para refletir e debater os desafios e direções que devem ser tomadas.