O De Olho Na Imprensa! (DONI) é um relatório semanal produzido pela equipe do Manchetômetro que analisa a cobertura dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo. Utilizamos as metodologias da Análise de Valências e Análise de Enquadramentos para avaliar o posicionamento dos jornais em relação ao Governo Federal e à Presidência da República. Esta semana foram analisados 98 textos.
Gráfico 4. Enquadramentos mais presentes na cobertura do Governo Federal
Os enquadramentos dizem respeito ao modo como a mídia trata os diversos temas apresentados, associando a eles argumentos e narrativas, para além da pura negatividade ou positividade capturada pelas valências.
Em dois dos três enquadramentos abordados, a temática econômica é retomada. No principal enquadramento da semana, os jornais destacaram o apoio do empresariado brasileiro à posição crítica do governo em relação à alta taxa de juros praticada pelo Banco Central. Os textos ressaltaram a expectativa do empresariado por uma resposta do BC, considerando os resultados positivos apresentados pelo governo. Diante da recusa do BC em realizar alterações, tanto o governo quanto os empresários mostraram-se pessimistas em relação a possíveis mudanças em agosto. O segundo enquadramento refere-se à aprovação do arcabouço fiscal no Congresso. Apesar da celebração pela aprovação da nova regra fiscal, os jornais criticaram o governo e, especialmente, Lula, por não demonstrarem preocupação com a sustentabilidade do arcabouço e estarem focados apenas em gastos. Por fim, o último enquadramento aborda a sabatina do novo ministro do STF, Cristiano Zanin. Em relação à postura do governo, os jornais elogiaram sua articulação para garantir a aprovação do candidato indicado por Lula. No entanto, como veremos adiante, o presidente não recebeu cobertura favorável nesse caso.
Para acessar nosso relatório na íntegra,clique aqui.