Uma pesquisa conduzida pela Ável Investimentos e divulgada pela CNN revelou que, nos últimos 12 meses, centenas de estabelecimentos comerciais no Brasil encerraram suas atividades.
Na última quarta-feira (21), o Banco Central (BC) optou por manter a taxa de juros básica em 13,75% ao ano (valor desde agosto de 2022). Os analistas do mercado interpretaram o comunicado da instituição como sendo “duro” em relação à decisão.
A quantidade de fechamentos é calculada a partir da diferença entre o número de estabelecimentos abertos e fechados nos últimos 12 meses. A pesquisa utiliza dados da Bolsa de Valores como referência, abrangendo o período até março deste ano, mas excluindo o setor de alimentos.
Conforme o estudo, o Magazine Luiza está liderando os fechamentos de lojas. Além de ter diminuído significativamente o número de suas unidades, a empresa varejista apresentou um prejuízo de R$ 361,2 milhões apenas no primeiro trimestre deste ano.
Durante um evento nesta semana, Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, solicitou ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, que desse indicações sobre a redução das taxas de juros. Ela mencionou que já entrou em contato com ele “mais de 20 vezes” recentemente.
Enquanto isso, outras varejistas, como a Marisa, revelaram planos de abrir novas lojas durante o período analisado. No entanto, a varejista de moda anunciou recentemente um plano de reestruturação que inclui o fechamento de 91 lojas.