Depois de alegar cansaço para cancelar participação de um jantar organizado pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman al Saud, nesta sexta-feira (23), o presidente Lula expressou seu interesse em se encontrar com Salman al Saud e anunciou que irá solicitar ao Ministério das Relações Exteriores que convide o príncipe para uma reunião no Brasil.
“Eu, simplesmente, não tive condições de participar da reunião. Eu não pensei em manchete negativa. Sabia da proposta com o príncipe que queria discutir investimento no Brasil e eu quero conversar com todas as pessoas que queiram fazer investimento no Brasil. Vou pedir para que o Itamaraty o convoque para ir ao Brasil discutir negócios com os empresários brasileiros”, disse Lula.
O compromisso, que seria o último evento do presidente na Europa antes de retornar ao Brasil, foi cancelado devido a sua alegação de exaustão extrema. Surgiram especulações de que o presidente evitou comparecer ao encontro devido a possíveis “manchetes negativas” após sua viagem à Europa, porém Lula negou essas alegações, declarando: “Eu não tenho nada a ver com joias. Isso não é comigo”.
O príncipe herdeiro saudita mencionado anteriormente é o mesmo que deu um presente de joias avaliado em R$ 5 milhões ao então presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2021. Essas joias foram trazidas ilegalmente para o Brasil, e o caso está atualmente sob investigação pela Polícia Federal.