Publicamente, Valdemar Costa Neto tem expressado seu apoio a Jair Bolsonaro. Em uma entrevista à CNN, o líder nacional do Partido Liberal (PL) afirmou que não irá “admitir injustiças com o capitão”.
A declaração de Costa Neto faz alusão ao julgamento em curso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que está avaliando uma ação contra o ex-presidente. Esse processo poderia resultar na inelegibilidade de Bolsonaro pelos próximos oito anos.
“Não acredito que ele (Bolsonaro) fique inelegível pelo que falou. Bolsonaro vai seguir e tenho convicção que será nosso candidato nas próximas eleições”, disse Valdemar Costa Neto.
Embora o presidente do partido tenha expressado seu apoio a Bolsonaro, o PL já está iniciando o planejamento dos próximos passos caso o presidente não seja candidato nas eleições presidenciais de 2026.
Na próxima segunda-feira (26), Neto irá conduzir uma reunião com o diretório do seu partido no estado de São Paulo, na qual Bolsonaro também estará presente. Oficialmente, o tema em pauta será as eleições municipais do próximo ano.
No entanto, fontes internas do partido revelaram à emissora que o objetivo de Costa Neto com esse encontro é mostrar que, independentemente da decisão do TSE, o ex-presidente da República continuará sendo uma figura influente no PL e liderando a ala conservadora do Brasil.
A ação que pode resultar na inelegibilidade de Bolsonaro será novamente avaliada pela Corte na próxima terça-feira (27).