Membros do Partido dos Trabalhadores consideram praticamente certa a candidatura de Gleisi Hoffmann, presidente do partido, para ocupar a vaga de senadora pelo estado do Paraná.
A candidatura pode se tornar realidade caso Sérgio Moro seja cassado pela Justiça Eleitoral. De acordo com o Globo, para candidatos de direita que também querem a vaga do ex-juiz, Gleisi já é considerada uma adversária.
Caso ocorra a cassação de Sergio Moro, há a expectativa de que a Justiça Eleitoral ordene a realização de um novo pleito para preencher a vaga, seguindo o precedente estabelecido com a ex-senadora Selma Arruda, do Mato Grosso, em 2020. Assim, os deputados teriam a chance de concorrer à vaga sem abrir mão de seus assentos na Câmara dos Deputados.
Atualmente, Sergio Moro enfrenta um processo de cassação movido pelos partidos PT e PL no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O caso está em estágio inicial e poderá ser encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) caso alguma das partes apresente recursos.
De acordo com o Globo, aliados mais próximos de Moro e o próprio ex-juiz consideram sua situação “delicada” e veem a cassação do ex-procurador Deltan Dallagnol como um sinal negativo. Conforme mencionado anteriormente, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que a chance de Moro manter seu mandato quando seu caso chegar ao TSE é considerada “pequena”.