Depois de uma série de compromissos agitados na Itália e no Vaticano, o presidente Lula chegou à França nesta quinta-feira (22) pela manhã. Em Paris, o presidente brasileiro está envolvido na Cúpula visando um Novo Pacto Financeiro Global e tem encontros agendados com Emmanuel Macron, presidente francês, e outros líderes internacionais.
“Agora, sigo para a França, encontrar chefes de Estado e conversarmos sobre o desenvolvimento sustentável do mundo”, afirma Lula em rede social.
No decorrer da cúpula, Lula terá reuniões individuais com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e com líderes da América Central: o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, e o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry.
Posteriormente, Lula deve abordar a pauta climática e as preparações para a COP-30, que ocorrerá no Brasil, em uma reunião com Sultan al Jaber, presidente da COP-28 nos Emirados Árabes Unidos.
Discurso
No horário local às 20h15 (15h15 em Brasília), Lula fará um discurso durante o evento Power Our Planet, que será realizado no Campo de Marte, na capital francesa. O convite para participar desse último encontro foi estendido por Chris Martin, membro da banda Coldplay.
Durante a noite, Lula será recebido em um jantar promovido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, em homenagem aos líderes das delegações participantes da cúpula.
Nesta sexta-feira (23), Lula participará do Diálogo de Alto Nível da Cúpula, que ocorrerá em Paris, e também terá uma reunião com Macron. Durante esse encontro bilateral, os dois líderes governamentais discutirão assuntos relacionados ao meio ambiente, o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, bem como a situação da guerra na Ucrânia.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!