Menu

Lula assinará decreto para reconhecer e fomentar a cultura Hip Hop no Brasil

O movimento de Construção Nacional da Cultura Hip Hop esteve em Brasília nos dias 12 e 13 de junho, dialogando com o governo federal sobre projetos sociais. A iniciativa teve como objetivo principal buscar o reconhecimento e fomento para a cultura Hip Hop por meio da formalização junto à administração de Luiz Inácio Lula da […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O movimento de Construção Nacional da Cultura Hip Hop esteve em Brasília nos dias 12 e 13 de junho, dialogando com o governo federal sobre projetos sociais. A iniciativa teve como objetivo principal buscar o reconhecimento e fomento para a cultura Hip Hop por meio da formalização junto à administração de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante reuniões interministeriais, os membros do movimento apresentaram suas demandas ao governo, incluindo o pedido para que o Brasil se torne o primeiro país a ter um decreto presidencial que reconheça e fomente o Hip Hop. Um dos líderes do movimento, Rafa Rafuagi, afirmou que um dossiê foi apresentado e recebeu elogios dos integrantes dos ministérios.

Já existe uma previsão para a assinatura do decreto presidencial. Segundo Rafuagi, o governo recebeu o documento de forma positiva, chegando a compará-lo a uma “Constituição do Hip Hop” de tão bem elaborado. O decreto está programado para ser assinado em 11 de agosto, em um ato conjunto ao lado de Lula, que receberá representantes do movimento.

Após a assinatura do decreto, o projeto deverá se transformar em uma lei federal, passando por um processo de tramitação no Legislativo. O decreto legitimará as demandas do movimento e, com a assinatura de Lula, será criada uma lei em prol do Hip Hop. Isso permitirá estabelecer uma relação institucional entre a cultura do movimento e o Estado brasileiro, além de contribuir para o reconhecimento e apoio contínuo ao Hip Hop nas periferias.

Além disso, um dossiê sobre a história do rap nacional será entregue ao presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em agosto, com o objetivo de registrar o pedido de reconhecimento do Hip Hop como patrimônio imaterial do Brasil. O movimento também busca internacionalizar sua luta, tendo contatado a Unesco e realizado reuniões importantes. A organização manifestou interesse em apoiar o movimento, inclusive levando-o à sede em Paris para apresentar a causa a outros países e tornar o Hip Hop um patrimônio mundial da humanidade.

Essas ações visam fortalecer e preservar a cultura Hip Hop, reconhecendo sua importância histórica e social, tanto a nível nacional como internacional.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Galinze

22/06/2023 - 14h41

Americana e não brasileira.


Leia mais

Recentes

Recentes