Nesta quinta-feira (22), o presidente Lula teve uma reunião com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, em Paris. Antes de chegar na famosa cidade francesa, Lula passou por Roma, na Itália. Paris está sediando a Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global nos próximos dias, que conta com a presença de chefes de Estado de todo o mundo.
Ainda hoje, Lula terá um jantar com o presidente da França, Emmanuel Macron. A “Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global”, é uma iniciativa proposta por Macron, com o intuito de discutir questões relacionadas ao sistema financeiro internacional e a redução das desigualdades. A cúpula também abordará temas cruciais como o combate às mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente.
Dentre os participantes do evento, estarão presentes: o chanceler alemão, Olaf Scholz; o presidente do Senegal, Macky Sall; o secretário-geral das Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres; a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; representantes do Banco Mundial, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Além dessa reunião, o petista fará um discurso em um festival de música, à convite do vocalista da banda Coldplay, Chris Martin. De acordo com o Palácio do Planalto, essa viagem de Lula encerra um período de sete anos sem visitas oficiais de um presidente brasileiro à França.