Segundo o Metrópoles, o presidente Lula designou o ex-chanceler Celso Amorim, atual chefe da assessoria especial do presidente no Palácio do Planalto, para representar o Brasil em uma reunião na Dinamarca que discutirá a situação da guerra na Ucrânia.
A reunião está agendada para ocorrer no sábado (24) em Copenhague, a capital da Dinamarca. De acordo com fontes da diplomacia brasileira, a escolha dessa cidade se deve ao fato de ser considerada um local “neutro” para a realização desse debate.
Além do Brasil, autoridades dos Estados Unidos, Índia, China, África do Sul e Turquia são esperadas para participar da reunião. Segundo fontes da área internacional do Palácio do Planalto, o objetivo do encontro será buscar soluções para pôr fim à guerra.
Amorim irá para a Dinamarca direto de Paris, onde acompanha viagem oficial de Lula. Antes da capital francesa, o ex-chanceler também acompanhou o presidente nas visitas ao Vaticano e a Roma.
Em uma entrevista com o UOL na manhã desta quinta-feira, Amorim admitiu ter hesitado após receber uma ligação dos organizadores dinamarqueses. O governo brasileiro não deseja participar de uma iniciativa que seja percebida como um apoio incondicional aos ucranianos, sem levar em consideração a situação russa e as oportunidades de uma negociação efetiva para encerrar o conflito.
Segundo Amorim, no entanto, essa reunião representa o primeiro evento em que há uma abertura para países que não estão diretamente envolvidos na guerra, sendo assim um passo “importante”.