Segundo o GLOBO, embora o PL (Partido Liberal) já considere internamente inevitável que Jair Bolsonaro seja considerado inelegível após o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda há um clima de suspense e torcida em relação ao desfecho do caso e ao futuro político de Walter Braga Netto, candidato a vice-presidente em 2022.
Leia também: TSE decide futuro de Bolsonaro nesta quinta-feira, julgamento começa às 9h – O Cafezinho
O ex-general, atualmente ocupando o cargo de secretário de relações institucionais do PL) é atualmente a principal escolha de Valdemar Costa Neto para concorrer à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições de 2024.
O líder do PL está confiante de que ele possa ser um candidato forte contra Eduardo Paes (PSD), que buscará a reeleição com o possível apoio de Lula. Isso se deve ao fato de que ele atuou como interventor federal na segurança pública do estado do Rio em 2018, durante o governo de Michel Temer.
No entanto, devido ao fato de ter concorrido como vice-presidente de Bolsonaro em 2022, ele enfrenta as mesmas acusações e corre o risco de se tornar inelegível junto com seu parceiro de chapa.
Nesta última terça-feira (20), o General Braga Netto esteve presente em uma reunião de “alinhamento político” com Valdemar Costa Neto e Bolsonaro. O encontro foi registrado por Braga Netto e compartilhado em suas redes sociais, sendo posteriormente replicado pelo perfil oficial do PL no Twitter.
Braga Netto enfrenta 15 ações pendentes nos tribunais, e o desfecho de cada uma delas ainda é incerto.