Durante o julgamento da ação movida pelo PDT no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra Jair Bolsonaro, que acontece nesta quita feira (22), o advogado Tarcísio Vieira, representante do ex-presidente, reconheceu que Bolsonaro pode ter adotado um tom “inadequado”, “ácido” e “excessivamente contundente” em suas “colocações” sobre o sistema eleitoral brasileiro durante a reunião com embaixadores realizada em julho de 2022.
Tarcísio fez essas declarações enquanto o julgamento ocorria, destacando que a reunião no Palácio da Alvorada, na qual Bolsonaro fez ataques infundados às urnas eletrônicas, aconteceu “muito antes” do período eleitoral.
O advogado afirmou que, se houver julgamento sobre o episódio, este deveria se concentrar em uma possível propaganda eleitoral antecipada, resultando no máximo em uma multa.
A Corte está analisando se Bolsonaro deve ser condenado por suposto abuso de poder político, bem como por possível uso indevido dos meios de comunicação, já que o evento foi transmitido pelas redes sociais de Bolsonaro e pelo canal oficial do governo.