A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado realiza nesta quarta-feira (21) a sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
A sabatina de Cristiano Zanin está programada para iniciar às 10h. Durante o evento, ele irá responder às perguntas dos senadores que compõem a comissão. Após a sabatina, haverá uma votação da indicação no colegiado, que é formado por 27 senadores.
Independentemente do resultado na CCJ, uma nova votação deve ocorrer no plenário ainda hoje, quarta-feira. No plenário, é necessário que Cristiano Zanin obtenha o apoio de pelo menos 41 dos 81 senadores. Vale ressaltar que em ambas as votações, tanto na CCJ quanto no plenário, o processo de votação é realizado de forma secreta.
Nas últimas semanas, Cristiano Zanin realizou várias reuniões e encontros com aproximadamente 70 senadores. De acordo com uma pesquisa feita pelo jornal O Globo, o advogado já possui votos suficientes para ser aprovado pelo plenário do Senado. A expectativa dos aliados é que sua aprovação seja confortável, com uma margem de mais de 50 votos.
Cristiano Zanin, de 47 anos, é um especialista em direito criminal, com atuação também nas áreas de direito econômico, empresarial e societário. Natural de Piracicaba, interior de São Paulo, Zanin e sua esposa, Valeska Teixeira Zanin Martins, têm atuado na defesa do presidente Lula desde 2013, representando-o em todos os processos criminais movidos contra ele.