China e Alemanha devem dar exemplo para fortalecer a cooperação China-Europa, diz primeiro-ministro

Xinhua/Ding Haitao

(Xinhua) – A China e a Alemanha devem trabalhar juntas para aprofundar a cooperação econômica e técnica, a fim de dar o exemplo e liderar o caminho para fortalecer a cooperação de benefício mútuo entre a China e a Europa e promover o desenvolvimento global, declarou o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, na terça-feira.

Li fez as observações ao participar do 11º Fórum de Cooperação Econômica e Técnica China-Alemanha com o chanceler alemão, Olaf Scholz.

Mais de 200 representantes das comunidades econômicas e empresariais dos dois países participaram do fórum.

Segundo Li, sob a atual situação de mudança e turbulência, fortalecer a cooperação é o caminho certo para benefícios mútuos e resultados em que ambos os lados ganham, e também é a coisa certa que devemos fazer com todos os esforços.

Ele também observou a necessidade de tomar a cooperação econômica e tecnológica como um importante pilar da cooperação internacional, compreender a tendência da globalização econômica, apoiar firmemente o livre comércio e promover a prosperidade e o desenvolvimento comum da humanidade.

Li disse que as conquistas e a experiência da cooperação econômica e tecnológica China-Alemanha são inestimáveis. Desde o estabelecimento das relações diplomáticas há mais de 50 anos, os dois países têm realizado uma ampla e profunda cooperação amistosa, sendo a cooperação econômica e tecnológica a mais dinâmica e ativa, e gradualmente formou um novo padrão de cooperação abrangente e em diversas áreas.

A chave para o sucesso da cooperação China-Alemanha está no espírito de respeito mútuo, buscando uma base comum ao mesmo tempo em que as diferenças são arquivadas, benefício mútuo e cooperação pragmática e inovadora de benefício mútuo, acrescentou.

Scholz disse que a Alemanha não seguirá o caminho da antiglobalização, aderirá à política aberta, continuará a fortalecer a cooperação com a China e acelerará o desenvolvimento da cooperação bilateral após a pandemia.

A Alemanha está disposta a resolver os problemas da cooperação bilateral por meio de comunicação e diálogo com a China, acrescentou Scholz.

Antes de participar do Fórum de Cooperação Econômica e Técnica China-Alemanha, Li e Scholz participaram de uma mesa-redonda para mais de 30 representantes de empresários chineses e alemães.

A cooperação é a única saída e a melhor forma de lidar com as dificuldades e desafios, disse Li, acrescentando que o governo deve criar um ambiente sólido e expectativas estáveis para as empresas operarem e poderem avaliar e lidar com os riscos de acordo com as leis de mercado e econômicas e alcançar resultados de benefício mútuo na abertura e cooperação.

A partir de um novo ponto de partida, a China continuará expandindo a abertura de alto nível para promover um ambiente de negócios de classe mundial orientado para o mercado, governado por uma estrutura legal sólida, assinalou.

Ele expressou a esperança de que o lado alemão mantenha seu mercado aberto e crie um ambiente justo, transparente e não discriminatório para as empresas chinesas investirem na Alemanha.

Observando que a China e a Alemanha desfrutam de amplo espaço e grande potencial para cooperação em áreas como economia digital, inteligência artificial e desenvolvimento verde, Li disse acreditar que, com os esforços conjuntos dos empresários dos países, a cooperação China-Alemanha continuará a alcançar novos resultados.

Os empresários presentes na mesa-redonda expressaram que a China e a Alemanha são importantes parceiros de cooperação e que as comunidades empresariais dos dois países apoiam a política de abertura.

Eles defenderam o pleno desempenho do papel do comitê consultivo econômico China-Alemanha e outros mecanismos para aprimorar os intercâmbios e o aprendizado mútuo e defenderam o aprofundamento da cooperação em áreas como inovação, economia digital e desenvolvimento verde para alcançar benefícios mútuos e desenvolvimento.

Wu Zhenglong e outros nomes estiveram presentes nos eventos. 

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.