Lula e sua equipe já têm um roteiro pronto para quando chegarem ao Brasil, com o retorno previsto para o final desta sexta-feira (23). O presidente não terá muito tempo para descanso.
O foco do governo orbitará principalmente em torno de três temas: Novo PAC, programa Luz Para Todos e Plano Safra.
Já na próxima terça-feira (27), haverá o lançamento do novo Plano Safra, com expectativa de liberação de R$ 400 bilhões em recursos para os produtores rurais em custeio e investimentos. No dia seguinte, também será lançado outro Plano Safra destinado à agricultura familiar.
Já o programa Luz Para Todos estará dentro do Novo PAC, que, conforme já noticiado por esta coluna, deve terminar sua rodada de conversas com governadores ainda nesta quinta-feira (22), ficando pendente apenas a aprovação do novo Marco Fiscal no Congresso Nacional. Porém, a expectativa é que o programa seja lançado ainda em julho.
Não é segredo para ninguém que Lula está obstinado em ver a economia decolar e em reestruturar importantes políticas públicas que foram desarticuladas no governo anterior. Por isso, ele teria essas prioridades para os próximos dias.
Com os frequentes sinais de melhora econômica, não é difícil acreditar que o presidente esteja empolgado, principalmente depois dos dados da última pesquisa Quaest, onde a aprovação do presidente aparece em tendência de crescimento. Por isso, enviará seu vice, Geraldo Alckmin, para as próximas agendas internacionais.
Além disso, é claro que, em paralelo, Lula terá que lidar com questões laterais, como a estrutura que ficará responsável por sua segurança (o decreto que criou a Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República irá expirar na próxima semana), a mudança de nomes no Ministério do Turismo e, é claro, a tão falada articulação com o Congresso, que hoje parece estar entrando nos trilhos.
Lula quer ficar no Brasil e acompanhar sua tão esperada decolagem do país.