De acordo com a pesquisa da Quaest divulgada nesta quarta-feira (21), houve um aumento de 5% na taxa de aprovação do presidente Lula nos últimos dois meses. Em abril, o chefe de Estado contava com 51% de aprovação, e em junho esse número subiu para 56%. Paralelamente, a taxa de desaprovação sofreu uma pequena queda de dois pontos percentuais, passando de 42% para 40%.
32% dos cidadãos brasileiros acreditam que a economia do país apresentou melhorias nos últimos seis meses. Além disso, o governo Lula obteve uma avaliação positiva de 37% dos eleitores durante o primeiro semestre, enquanto no mesmo período de seu mandato, o presidente Bolsonaro recebeu uma avaliação positiva de 33%.
Comparado aos dois primeiros mandatos de Lula, que abrangeram o período de 2003 a 2010, aproximadamente 35% dos brasileiros acreditam que o atual mandato está em melhor situação.
Em relação à interação com o Congresso Nacional, 51% dos eleitores acreditam que Lula enfrenta mais dificuldades do que Bolsonaro. Por outro lado, 48% dos entrevistados avaliam que o presidente não deve liberar mais recursos para obter a aprovação de seus projetos.
A pesquisa foi conduzida entre os dias 15 e 18 de junho e contou com a participação de 2.029 pessoas maiores de 16 anos. A margem de erro para os resultados obtidos é de 2,2 pontos percentuais.