Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do PSD-MG, a aprovação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF) está avançando de maneira positiva. A indicação tem previsão de ocorrer nesta quarta-feira (21).
“Sim. Expectativa bem encaminhada de aprovação. Vamos aguardar a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, que é preponderante”, declarou Pacheco.
Pela manhã, Zanin passará por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), seguida da votação de sua indicação pelo colegiado composto por 26 senadores. A etapa final consiste na votação no plenário, envolvendo todos os senadores, na qual ele precisará obter pelo menos 41 votos favoráveis.
De acordo com o GLOBO, o advogado já conta com os votos necessários para sua aprovação no plenário do Senado. Um total de 41 senadores manifestaram ser favoráveis à indicação, o que é suficiente para garantir a aprovação da mensagem do presidente Lula pela Casa.
Com base na pesquisa conduzida pelo GLOBO, 31 senadores optaram por não responder ou não quiseram declarar sua posição sobre a indicação de Zanin. Enquanto apenas oito senadores manifestaram ser contrários à sua nomeação. Durante a votação, é prevista pelo menos uma abstenção do senador Marcos Pontes, do PL-SP, que estará ausente devido a uma licença médica para realizar uma cirurgia agendada. O senador está entre os parlamentares indecisos, cujo posicionamento ainda está em aberto.
Paulo
20/06/2023 - 21h48
E assim, o Brasil vai se desinstitucionalizando, de Kássio Nunes Marques a Zanin…Esperem para conhecer o próximo Procurador Geral da República! Muitos não enxergam o tamanho da desordem…
Saulo
20/06/2023 - 21h41
Esse tal de Zanin não possuí nenhum notável saber jurídico que é a condição fundamental para ser nomeado a ministro. Não tem um sequer dia de carreira acadêmica, não tem nenhum tipo de publicação relevante, nenhuma graduação em direito Constiucional, nada de nada, o zero absoluto. Além disso é advogado particular e amigo íntimo do Presidente da República…existe terceiro mundo mais perfeito que este ? Não.
Por tanto teremo mais um pouco daquela bela mistura imunda entre política e alto judiciário que é a marca registrada dos paisecos de quarta série. Mais um advogado de porta de cadeia que ficará 30 anos na mesma cadeira até mofar e apodrecer mesmo sendo notorio (não para os brasileiros) que a alternância periódica são o oxigênio da democracia.
O tempo passa e nada muda, nada evolui, nada é resolvido, sempre os mesmos problemas crônicos, sempre o mesmo compadrio bananeiro de quarta série e por aí vai…
O importante é que passe a novela das 9 como era 50 anos atrás e como será para sempre…pro resto se sair de manhã para trabalhe chegar vivos em casa já é lucro num lugar como esse.
Como uma população dessa não é colocada de baixo do tapete todos os dias ?
Tá na hora de acordar ainda não ?
EdsonLuíz.
20/06/2023 - 21h36
O amigo-advogado de Porta-de-Cadeia de Lula, Cristiano Zanin, virar ministro do STF é uma desmoralização completa para o judiciário brasileiro, para Lula, para o Senado, lara o PT e especialmente para cada senador que votar para Zanin.
A forma de indicação de ministros do STF e outros colegiados tem que mudar!
E eu, que do PT elogiava o Programa Mais Medicos, mesmo com todos os vícios de apoio à ditadura de Cuba que o programa tinha, e elogiava quase todas as indicações que que o PT fazia para o judiciário.
Mas a virtude das indicações do PT para o judiciário só duraram até o Brasil descobrir que o PT está entupido de corrupçào e de proteção a políticos e empresas corruptas.
O lulismo, junto com o bolsonarismo, são as duas maiores vergonhas do Brasil de hoje!