TASS – Construir apoio para o projeto da Greater Eurasian Partnership pode ser considerado o projeto principal da política externa da Rússia, afirmou o Ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, na segunda-feira.
“Nosso projeto político externo principal é [construir] apoio ao conceito da Greater Eurasian Partnership. O que estamos falando é facilitar o processo objetivo de formação de uma ampla configuração integradora aberta a todos os países e associações em nosso vasto continente. Já estamos tomando medidas práticas [neste sentido]”, disse Lavrov.
Essas medidas incluem o processo de interligação dos planos de desenvolvimento complementares da União Econômica Eurasiática (UEE) e da Iniciativa Belt and Road da China, a expansão da interação dentro do quadro da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) com a participação de estados observadores e parceiros de diálogo da OCX, o fortalecimento da parceria estratégica entre a Rússia e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e o estabelecimento de contatos de trabalho entre os órgãos executivos da UEE, OCX e ASEAN, observou o ministro das Relações Exteriores.
“Entre os resultados concretos [desses processos], prevemos a oferta de infraestrutura interconectada mutuamente benéfica e a criação de uma arquitetura continental de paz, desenvolvimento e cooperação em toda a Greater Eurasia”, acrescentou Lavrov.