O arcabouço fiscal está avançando com o apoio do governo, com a certeza global de que a democracia está protegida, a estabilidade política e o empoderamento do Ministro Fernando Haddad. Tudo isso está levando otimismo aos investidores estrangeiros, que estão ansiosos para voltar a investir no Brasil.
Há fatores além do desejo do presidente com uma super safra? Há! Mas o Brasil já vem tendo quase 10 anos de super safras sucessivas. O segredo aqui é a estabilidade.
A própria consolidação do reajuste do salário mínimo e do Bolsa Família certamente também contribuem, já que quanto maior a renda média dos brasileiros, maior é o consumo, e com mais consumo, melhor para a economia.
E isso se expande para outros setores da sociedade: até maio, o Brasil conquistou um saldo de mais de 740 mil empresas abertas, e se mantivermos esse ritmo, devemos terminar o ano com mais de 2 milhões de empresas abertas e, consequentemente, mais milhões de empregos.
Isso também não quer dizer que os investidores agora são petistas de carteirinha, amantes incondicionais do Lula, e que alguns estejam até mesmo pensando em se filiar ao PT. É apenas o pragmatismo do mercado.
A “sorte” do Lula se tornou uma desculpa confortável para aqueles que ficaram fazendo terrorismo e fizeram muitas pessoas perderem dinheiro. São aqueles que adoram falar em análises “técnicas”, mas só fazem proselitismo. São os “gurus” e coaches que ganham mais dinheiro vendendo cursos do que investindo. É a turma do “compre dólar!”.
Já uma projeção semanal feita por economistas do mercado financeiro aumentou a previsão do PIB pela 6ª semana seguida, de 1,84% para 2,14%. Além disso, tivemos também a queda da inflação pela 5ª semana seguida (de 5,42% para 5,12%).
Muitos investidores e agentes financeiros chegam até mesmo a apostar em um PIB de 3% e inflação inferior a 5% em 2023.
Já o diesel, que possui impacto direto na inflação, caiu pela 19ª semana seguida. Na semana passada, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) registrou deflação, ou seja, queda de preços, de 0,17%.
E Haddad, que sempre tentou evitar conflitos e atritos com o Banco Central de Roberto Campos Neto, agora parece estar ficando sem paciência. A semana mal começou e Haddad afirmou que a taxa de juros deveria ter caído em março. Na semana passada, Luíza Trajano e outros grandes nomes do varejo brasileiro também cobraram o presidente do Banco Central, e veículos de comunicação também embarcaram nessa.
Campos Neto afirmava que o problema era a falta de um marco fiscal, depois criticou a inflação e, em seguida, criticou a estabilidade. O governo Lula atendeu a cada um dos pontos cobrados pelo presidente do Banco Central, então fica a pergunta: qual será a próxima desculpa para não reduzir os extorsivos juros no Brasil?
Patriotário
20/06/2023 - 16h19
Não há desculpa.
O netinho do ministrário da ditadura miserável está fazendo o que estava programado.
SABOTAR qualquer governo que entrasse, em nome do RENTISMO escroto e das cadelinhas loucas que torcem pra rico.
EdsonLuíz.
20/06/2023 - 14h02
■Lula é quem deve pedir desculpas por até agora não ter feito nada para ajudar a economia, e o que Lula faz com seus gritos é atrapalhar!
▪Você não vê um profissional com a imensa capacidade técnica e teórica e a independência que o economista Roberto Campos tem dando desculpas!
▪Um profissional como Roberto Campos faz o que precisa fazer, escudado pela sua competência e integridade, diante dos erros, da demagogia e da preguiça de trabalhar de presidentes da república irresponsáveis como Bolsonaro e Lula.
■Qual a DESCULPA que Roberto Campos tem que dar?
▪Quem tem desculpas a dar é Lula, e não Roberto Campos!
▪Lula, desde que começou o governo até agora, não tem nem mesmo uma Política Fiscal!
■O que você acha que acontece com a inflação quando o presidente da república não tem sequer uma Política Fiscal? E vai colocar a culpa em quem não tem?
▪Lula já está, na prática, há oito meses no mandato:: novembro/2022 a junho/2023, quase um ano de mandato.
Lula começou o governo informalmente assim que ganhou em outubro e Bolsonaro mergulhou e se escondeu ; formalmente Lula assumiu lá em janeiro. É quase um ano de mandato de Lula e até agora NADA!
=>E nem uma Âncora Fiscal Lula tem ainda!
Se um Arcabouço de Âncora está sendo discutido na Cãmara e no Senado, que vai virar Âncora Fiscal depois que for aprovado, isto se deve ao esforço de Fernando Haddad, porque Lula até agora só grita, comunga com antigos corruptos e fisiológicos da Câmara, faz liberação-gastança de dinheiro e, trabalhar para a economia melhorar, trabalhar para a inflação ceder, trabalhar ao menos para o país ter uma Política Fiscal, para isso nada de Lula fazer alguma coisa até agora!
E o país fica sem Âncora Fiscal fica sem Política Fiscal, fica sem governo, fica sem presidente!
Este governo Lula ainda não começou!
=>O que você acha que acontece com a economia de um país que até agora parece que está sem presidente?
Em uma situação destas, o que você acha que acontece com a economia se os agentes econômicos não tiverem alguém que dê confiança de que tem capacidade, firmeza e compromisso de fazer o certo, como Roberto Campos dá?
▪Se não fosse Roberto Campos, e se não fossem algumas reformas feitas na economia no período de 2016 e 2018, periodo em que o PT foi afastado do governo por incompetência de Dilma na politica e na economia e de membros da direção do PT por corrupção, e quando o presidente ainda não era Jair Bolsonaro (que repetiu as gastanças eleitoreiras do PT), a nossa economia já teria desabado de vez.
Mas por causa das reformas Trabalhista e Previdenciária e outras medidas tomadas entre 2016 e 2018, por causa do alivio na política monetária nos Estados Unidos e por causa da firmeza e competência de Roberto Campos a inflação começou a dar sinais de que vai cair e isso deverá permitir que os juros caiam também.
Mas a decisão de baixar os juros vai depender das complexas interpretações do que vier tabulado por computação a partir das milhares de variáveis econômicas. Decidir juros não é coisa para “vontade politica.
Se dependesse de Lula, o buraco econômico em que estamos e que foi o próprio Lula que começou a cavar em 2007 e Dilma e depois Bolsonaro aprofundaram estaria mais fundo ainda!
■Lula é um irresponsável, tanto quanto Dilma e Bolsonaro!
O atual governo não tem nenhuma Politica Fiscal.
▪Preste atenção:: Lula não tem sequer uma Âncora Fiscal ainda!
Só Roberto Campos merecerá os elogios se os juros caírem. Lula merecerá vaia!
Alexandre Neres
20/06/2023 - 13h43
Até a insuspeita jornalista Míriam Leitão atestou hoje n’O Globo:
“Os juros não vão cair esta semana, mas poderiam.
Espera-se ao menos que o recado de queda na próxima reunião seja claro. Em apenas 45 dias entre uma reunião e outra a projeção de inflação para 2023 e para o próximo ano encolheu em um ponto percentual.
Isso apesar de a previsão de crescimento ter subido de 1% para 2,14%. O país está derrubando a inflação mesmo em meio à melhora dos prognósticos do PIB. Os juros futuros estão em queda, o dólar caiu ontem novamente reduzindo as pressões inflacionárias. É óbvio que a incerteza diminuiu e, se olharmos para fora da economia, a queda da imprevisibilidade é ainda mais forte.”
A imprensa dita profissional já recalibrou seu discurso. Para ela, Lula é um sujeito de sorte!
Valeriana
19/06/2023 - 20h18
O arcabouço fiscal está avançando com o apoio do governo, com a certeza global de que a democracia está protegida…?? Kkkkkkkkkk
Ornitorinco
19/06/2023 - 20h17
Os juros devem baixar um pouco, talvez 0,50% e depois…?
As favelas continuam aumentando de tamanho, as pessoas continuam se drogando no meio da rua como se fosse normal, os brasileiros continuam jogando lixo no chao ou queimando nas calçadas, continuam se matando a toa e comportando como animais, os jovens continuam saindo das escolas sem saber juntar mais que 3 palavras e fazendo filhos a toa antes dos 15 anos, os ricos sao cada dia mais ricos e os pobres cada dia mais pobres e se entregando a qualquer porco em troca de 10R$…
E depois ?
UGo
19/06/2023 - 20h12
A presunçao, a ignorancia e a arrogancia sem limite filhas da ideologia totalitaria comunistoide é repugnante.
yuri
19/06/2023 - 20h11
O que os Governos tem a ver com as taxas de juros dos bancos ? Onde e desde quando isso é assunto de governo ?
Os governos nao conseguem nem fazer o que deveriam (administrar a coisa publica) tanto é que conseguem criam dividas monstruosas
e roubar os cofres publicos ao mesmo tempo e nada mais….e querem dar palpites em assuntos que nao pertencem ?
Essa animalice terceiromundista vai acabar um dia ?