O presidente Lula, expressou novamente sua desaprovação em relação ao presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Lula afirmou que Campos deveria esclarecer os motivos por manter a taxa de juros em 13,75% em um país onde a inflação anual é de 5%.
“Juros precisam baixar, porque não tem explicação. O presidente do BC tem que explicar ao povo brasileiro e ao Senado que o elegeu porque ele mantém essas taxas de juros de 13,75% em um país que está com inflação anual de 5%”, disse em um live nas redes sociais.
Nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21), ocorrerá a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), com o propósito de deliberar sobre o direcionamento da taxa Selic, que atualmente se encontra em 13,75% ao ano.
Conforme o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (19), os economistas consultados pelo Banco Central revisaram para baixo a estimativa da taxa básica de juros em 2023, reduzindo-a de 12,5% para 12,25% ao ano.
A expectativa é que a redução da taxa de juros ocorra apenas na próxima reunião, agendada para os dias 1º e 2 de agosto.
De acordo com uma pesquisa Datafolha divulgada em abril (02/04), 80% da população acredita que o presidente Lula está agindo corretamente ao pressionar o Banco Central a reduzir a taxa básica de juros.