O secretário de Estado americano, Antony Blinken, anunciou nesta segunda-feira (19/06) que os Estados Unidos e a China manifestaram seu compromisso em estabilizar as relações diplomáticas entre os dois países. Blinken fez essa declaração após um encontro em Pequim com o presidente chinês, Xi Jinping, que marcou a primeira visita de um secretário de Estado americano à China desde 2018.
Durante o encontro, Blinken ressaltou a importância do contato direto e da comunicação sustentada entre as duas nações para gerenciar diferenças com responsabilidade e evitar que a competição se transforme em conflito. Embora tenha exposto as divergências em temas delicados, como Taiwan, o Mar da China Meridional e questões de direitos humanos, o secretário de Estado destacou a necessidade de uma gestão adequada do relacionamento bilateral.
Ambos os países concordaram que a visita não resolverá todos os problemas imediatamente, mas reconheceram a importância de gerir bem o relacionamento. Blinken também se tornou a mais alta autoridade dos EUA a visitar a China desde o início do mandato do presidente Joe Biden, em 2021.
Ao final da reunião, Xi Jinping afirmou que a visita de Blinken permitiu avanços nas relações entre os dois países, expressando a esperança de que contribua para a estabilização dessas relações. Ambos os lados fizeram progressos e chegaram a um acordo sobre questões específicas, de acordo com o presidente chinês.