Alexandre de Moraes comenta indicação de Zanin ao STF

Cristiano Zanin - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em encontro com a revista Piauí na manhã desta segunda-feira (19), Alexandre de Moraes, Ministro do STF, comentou a indicação de Cristiano Zanin, advogado do Presidente Lula, ao Supremo Tribunal Federal.

Perguntado sobre “o que é preciso ter no currículo pra ser um bom ministro do supremo” e se “todos os ministros do supremo precisam ser de super confiança do presidente”, Moraes respondeu com os dois critérios utilizados para escolha de um Ministro. “São dois critérios: Notável saber jurídico e Ilibada conduta. Esses são os critérios constitucionais.”, disse ele.

Sobre a escolha da pessoa em si, Moraes comentou que “não se pode criar fantasias de como gostaria que fosse o outro nomeando”. O ministro elogia o método brasileiro de escolha de ministros do STF, onde o “presidente da república escolhe e o senado federal aprova” aos moldes do que também fazem Áustria e Estados Unidos.

Ele cita que nos EUA ninguém critica presidentes que escolhem ministros para a suprema corte que possuam o mesmo alinhamento ideológico. “Nenhum presidente democrata escolheu Republicano. E ninguém lá fala: olha que absurdo, o presidente escolheu um republicano que pensa igual a ele. Ele vai escolher alguém que pensa diferente dele?”, disse o Ministro.

Zanin no STF

A aprovação da escolha de Cristiano Zanin para ocupar cadeira no STF já está na etapa do Senado Federal. Segundo o portal Poder 360, o governo espera 55 votos a favor do indicado. A sabatina de Zanin na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) está marcada para a próxima quarta-feira (21).

O advogado precisa de 41 votos no Senado para ter sua indicação aprovada no STF. Eliziane Gama (PSD-MA) disse que por conta da “demonstração do equilíbrio, da serenidade, da unidade [de Zanin] acho, inclusive, que ele será uma das maiores votações dos que já tiveram no Senado”.

Patrick Chaia:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.