Além da ampliação do Minha Casa, Minha Vida, o presidente deseja reformar os prédios públicos abandonados para tornarem-se moradia para as pessoas carentes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu um levantamento de prédios públicos
abandonados para avaliar a possibilidade de reformas e potencial moradia para pessoas de baixa renda. A declaração foi feita neste sábado (17), em Belém (PA).
“Porque não tem outro jeito. Está cheio de prédio abandonado, criando rato, barata. Vamos reformar e colocar o povo para morar. Lá já tem asfalto, já tem água, já tem escola, transporte. Para que levar o povo para longe? Vamos fazer as casas aqui mesmo”, disse Lula.
As falas do presidente foram feitas em evento no Pará, onde anunciou oficialmente a realização da COP 30 (a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), prevista para 2025.
“Estou pedindo para a Esther um levantamento de todos os prédios públicos que nós temos nesse país abandonados para que a gente reforme e possa colocar o povo pobre para morar nos centros das cidades”, afirmou.
Mais cedo, em Abaetetuba (PA), o presidente informou que pretende ampliar o programa Minha Casa, Minha Vida para as pessoas de classe média.
A versão vigente da medida facilita o financiamento de moradias a famílias residentes em áreas urbanas, com renda mensal bruta de até R$ 8 mil. Já as famílias de áreas rurais, com renda bruta anual de até R$ 96 mil.
Em Belém, Lula confirmou que os conjuntos habitacionais do programa terão uma biblioteca “para que nossas crianças aprendam a ler”.